imagem contendo o logo da UFS

Notícias

Voltar

Guia de cuidados auxilia profissionais em tempos de pandemia

Residentes de Psicologia do Programa de Saúde do Adulto e Idoso do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), organizaram um guia de cuidados que deve ser visto como um suporte em saúde mental em tempos de pandemia.

“Diante da pandemia do Covid-19 e da sua gravidade, das repercussões psicossociais relacionadas à doença e da natureza do trabalho realizado pelos profissionais da linha de frente, tais cuidados devem ser constantes e ter a sua necessidade e relevância validadas, tanto pelos próprios trabalhadores da saúde quanto pelos gestores”, diz um trecho do material.

A publicação aborda de forma didática as reações mais frequentes diante da situação, sejam elas emocionais, como o medo, a angústia e a tristeza; comportamentais, como atos agressivos e crises de pânico; e os transtornos psíquicos imediatos.

Estratégias

O guia traz ainda estratégias de enfrentamento, exemplificadas pelo autocuidado, exercícios de respiração e meditação, dentre outros. O guia foi organizado pelas residentes Daniela Batista, Larissa Santos, Milena Barbosa e Ticiane Santos, com preceptoria das psicólogas Alexsandra Torres e Andreza Machado. O material está sob tutoria do professor Walter Oliveira.

Para ler o guia completo, acesse “Suporte em saúde mental em tempos de Covid-19 - Guia de cuidados aos profissionais da saúde”.

Além do guia, acessível a qualquer interessado no assunto, o Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe está oferecendo outras opções de suporte aos seus servidores para manutenção da saúde física e mental, a exemplo do plantão psicológico, em um esforço que reúne profissionais das áreas de Terapia Ocupacional, Psicologia e Psiquiatria.

Atuação da Rede Ebserh

Desde os primeiros anúncios sobre o Covid-19, a Rede Ebserh tem trabalhando em parceria direta com os ministérios da Saúde e da Educação, com participação nos Centros de Operações de Emergência (COE) desses órgãos, e tendo como diretrizes o monitoramento da situação no país e em suas 40 unidades hospitalares. Também tem atuado na realização de treinamento de funcionários da Rede, promoção de webaulas, definição de fluxos e instituição de câmaras técnicas de discussões com especialistas.

Em algumas regiões, as unidades da Rede Ebserh têm atuado como hospitais de referência ao enfrentamento do Covid-19, enquanto que em outras, atuam como retaguarda em atendimentos assistenciais para a população, por meio do Sistema Único de Saúde.

Por Andreza Azevedo

Núcleo de Comunicação Social do HU/Aracaju


Acesso Rápido