imagem contendo o logo da UFS

Notícias

Voltar

Leitos do HU estão disponíveis para pacientes de Covid-19

A partir desta quinta-feira, 23, o Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), disponibiliza 30 leitos para pacientes com Covid-19, sendo 14 de UTI e 16 de enfermaria de retaguarda. O hospital receberá apenas pacientes encaminhados por outros serviços de saúde, com autorização prévia, conforme explica a chefe da Divisão de Enfermagem do HU-UFS, Flávia Janólio.

“O Hospital Universitário, em Aracaju, foi classificado como um hospital de retaguarda, e não de referência. Sendo assim, os pacientes que apresentarem sintomas gripais, com suspeita da doença, devem procurar as redes de saúde pública ou privada. Caso necessitem de internação, serão regulados para o HU conforme a gravidade”, informa.

Flávia destaca que o hospital está completamente preparado para receber os pacientes. “Todos os leitos de UTI estão com os equipamentos necessários, como os respiradores e os monitores multiparâmetros. Temos uma retaguarda de ampliação de respiradores, mas, por ora, temos 14 leitos completos, atendendo a tudo o que é preconizado para o tratamento do paciente de Covid”, afirma.

Capacitação

A chefe da Divisão de Enfermagem do HU-UFS ressalta que cerca de 80 profissionais do hospital foram capacitados para lidar com os casos de Covid-19. “São médicos, equipe de enfermagem, fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais, todos treinados dentro dos protocolos, trabalhando com evidências científicas. O que queremos é proporcionar o ambiente mais seguro possível, para o paciente e para o profissional de saúde”, diz Flávia Janólio.

Ela destaca também que existe uma preocupação muito grande em relação aos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). “Esses insumos são uma das prioridades da gestão, principalmente pela escassez observada em todo o mundo. No HU, existe um esforço muito grande em relação à aquisição e controle desses materiais. Atualmente o hospital está com estoques regulares, mas o esforço é muito grande para manter esse estoque e adquirir novos produtos, como máscaras cirúrgicas, capotes, forros, protetor facial, porque todos esses materiais entram na composição da paramentação do profissional”, comenta.

De acordo com ela, além dos insumos, estão sendo observados também os recursos humanos. “A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, responsável por gerir 40 hospitais universitários, vem atuando em relação a essas contratações de profissionais de saúde. Foi providenciada uma seleção emergencial de profissionais temporários para o enfrentamento da Covid-19. As convocações ocorrerão de acordo com a necessidade de cada hospital”, completa.

Soahu-Aju

No HU-UFS, existe a Sociedade Amigos do Hospital Universitário de Aracaju (Soahu-Aju), que é uma associação mantida principalmente por colaboradores do HU-UFS para defesa de direitos sociais.

A associação está aceitando doações que possam auxiliar no combate à doença, como EPIs, a exemplo de máscaras, gorros, luvas estéreis e outros materiais úteis durante a pandemia. Quem puder ajudar, pode entrar em contato pelo número 79 99645-3883 para receber as orientações.

Atuação da Rede Ebserh

Desde os primeiros anúncios sobre o Covid-19, a Rede Ebserh tem trabalhando em parceria direta com os ministérios da Saúde e da Educação, com participação nos Centros de Operações de Emergência (COE) desses órgãos, e tendo como diretrizes o monitoramento da situação no país e em suas 40 unidades hospitalares. Também tem atuado na realização de treinamento de funcionários da Rede, promoção de webaulas, definição de fluxos e instituição de câmaras técnicas de discussões com especialistas.

Em algumas regiões, as unidades da Rede Ebserh têm atuado como hospitais de referência ao enfrentamento do Covid-19, enquanto que em outras, atuam como retaguarda em atendimentos assistenciais para a população, por meio do Sistema Único de Saúde.

Por Andreza Azevedo

Núcleo de Comunicação Social do HU/Aracaju


Acesso Rápido