imagem contendo o logo da UFS

Notícias

Voltar

Parceria UFS, HUL e SES oportuniza capacitação de profissionais de saúde do estado

A capacitação de profissionais de saúde para o atendimento de casos suspeitos ou confirmados de COVID-19 é fundamental para o enfrentamento da pandemia. As capacitações usando a simulação clínica permitem o treinamento de equipes multiprofissionais e tem sido uma prática constante no Hospital Universitário de Lagarto (HUL-UFS/Ebserh), envolvendo médicos, enfermeiros, técnicos/auxiliares de enfermagem, fisioterapeutas e pessoal de apoio.

Esta semana, fruto de uma parceria entre o Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e o HUL, foi iniciado um cronograma de capacitação envolvendo também profissionais de saúde da rede de saúde do estado.

Inicialmente realizadas no HUL, atualmente as capacitações estão ocorrendo no Centro de Simulações e Práticas do Campus UFS Lagarto, com atividades eminentemente práticas, utilizando manequins de média e alta fidelidade e tecnologia dedicada para tornar os cenários de treinamento o mais próximo possível da realidade. As capacitações estão sendo planejadas e ofertadas pela Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do HUL, em parceira com o Núcleo de Educação Permanente (NEP) da unidade hospitalar.


Profissionais de saúde do estado se reúnem para capacitação no atendimento de casos suspeitos ou confirmados de COVID-19. Foto: Marcelo Sandes
Profissionais de saúde do estado se reúnem para capacitação no atendimento de casos suspeitos ou confirmados de COVID-19. Foto: Marcelo Sandes

Treinamento continuado e atualizado

“Criamos um Curso de Simulação Clínica em COVID-19 de elevado nível e com atividades eminentemente práticas”, ressalta o médico Rafael Alexandre Meneguz Moreno, cardiologista intervencionista do HUL e professor da UFS. “A capacitação de profissionais de saúde de forma multiprofissional e interdisciplinar em resposta rápida e sistematizada no atendimento a casos suspeitos ou confirmados de Coronavírus é imprescindível em meio à pandemia”, adverte o cardiologista.

Rafael Moreno, responsável pela instrução em segurança rápida de intubação e reanimação cardiopulmonar, falou ainda da importância das atualizações frequentes e quase diárias das capacitações. “Fundamental um atendimento rápido e sistematizado, com atenção à segurança de todos”, adverte. “São momentos muito críticos tanto para o paciente, quanto para a equipe multidisciplinar, com alta chance de contaminação, daí a importância do treinamento de forma continuada para um atendimento seguro e resolutivo”, diz.

Para o instrutor Gustavo Melo, fisioterapeuta e chefe da Unidade de Reabilitação do HUL, estabelecer uma estratégia de tratamento que seja eficaz e segura para os pacientes com infecção por COVID-19 exige da equipe multidisciplinar conhecimento técnico específico, aplicado a situações peculiares, principalmente relacionadas ao alto risco de transmissibilidade do vírus e às variadas formas de apresentação clínica que a patologia impõe.

“O treinamento dessas situações em estações de simulação realística realizado pelo HUL-UFS/Ebserh, além de contribuir para o aprimoramento técnico da nossa equipe assistencial, agora contempla também profissionais de saúde de outras instituições, como os profissionais da Secretaria de Estado da Saúde, numa ação além dos muros do nosso hospital”, observa Gustavo Melo.

Qualificação e segurança no atendimento

“Frente à pandemia COVID-19 e sendo o Hospital Universitário de Lagarto, da Universidade Federal de Sergipe, um hospital universitário e referência no cuidado desses pacientes, um ponto fundamental para a garantia da segurança do cuidado e do cuidador é exatamente através da capacitação, treinamento e qualificação para proporcionarmos a qualidade que se faz necessária nos serviços prestados”, enfatiza o professor Manoel Cerqueira Neto, superintendente do HUL-UFS.

Ele lembra que em princípio foram capacitados mais de 500 profissionais que compõem a força de trabalho do HUL, e que nesse momento o programa de treinamento avança para atender também profissionais da rede de saúde de Sergipe. “Como a universidade é parceira do Governo do Estado, da Secretaria de Estado da Saúde o Hospital Universitário de Lagarto, compondo essa rede, através da Gerência de Ensino e Pesquisa e do NEP/DivGP não mediu esforços para já criar um cronograma de qualificação desses profissionais, acreditando que preparando ainda mais a rede estaremos otimizando o atendimento a nossa população, como também garantindo segurança nas ações executadas por aqueles profissionais que neste momento estão à frente desse cuidado”, destaca o superintendente.

Para o diretor de Atenção Integral à Saúde da SES, João Lima, trata-se de mais uma parceria exitosa do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde, junto com a UFS Campus Lagarto. Ele chama a atenção para a oportunidade e adequação do Centro de Simulações e Práticas. “Não só para o treinamento dos colaboradores do HUL, mas também a possibilidade da expansão dessa oportunidade de capacitação para a rede hospitalar estadual como um todo”, diz. “Para que a gente possa ter realmente uma qualidade maior no treinamento de todos os trabalhadores, em especial os profissionais médicos, enfermeiros e fisioterapeutas”, garante o diretor da SES.

União de esforços e saberes

O gerente de Ensino e Pesquisa do HUL, professor Fernando Every, lembra que nesse momento a união de esforços e saberes é imprescindível para o enfrentamento da COVID-19. “Temos como objetivo capacitar toda a equipe de profissionais de saúde do HUL e, por meio de parceria instituída, também os profissionais do estado”, diz. “As capacitações usando a simulação clínica permitem o treinamento de forma realística, tornando os profissionais ainda mais preparados para a assistência aos pacientes, com segurança”, pontua.

Professor Every - que coordena o programa de capacitações - chama a atenção também para a estrutura e adequação do Centro de Simulações e Práticas. “Temos uma notável infraestrutura, equipamentos, simuladores e profissionais de excelente qualificação, que atuam no dia-a-dia, experientes em simulação clínica para ministrar o treinamento”, destaca. “O treinamento é estruturado em diversas situações que simulam o que o profissional vivenciará no atendimento, com um método que permite que o conhecimento seja aplicado na prática de forma eficaz”, conclui.

Por Marcelo Sandes

Unidade de Comunicação do HUL


Acesso Rápido