Campus do Sertão produz álcool gel para o Hospital Regional de Glória

Equipe de servidores do campus Sertão está produzindo álcool gel e glicerinado para o Hospital Regional (foto: arquivo pessoal)

O Campus do Sertão da Universidade Federal de Sergipe, em Nossa Senhora da Glória, está produzindo álcool gel para atender grande parte da necessidade do Hospital Regional durante a pandemia do coronavírus. No Laboratório Multidisciplinar 03, uma equipe com oito servidores técnico-administrativos já produziu 70kg de álcool gel e 150 litros de álcool 70% glicerinado, que foram envasados em embalagens de 900mL e 500mL. A produção será entregue nesta semana.

“Os técnicos do laboratório e a direção do Campus se uniram para atender ao Hospital Regional e às pessoas que não têm acesso ao álcool gel. Assim cumprimos a filosofia da UFS, que é sempre estar disponível para atender às demandas da sociedade”, afirmou o professor Jodnes Vieira, diretor geral.

Ele e o professor Marcelo Carnelossi, diretor pedagógico do Campus, doaram o gel de natrosol, matéria-prima necessária à fabricação do álcool gel. O álcool, matéria-prima principal, foi fornecida pela Usina São José do Pinheiro, localizada em Laranjeiras. A parceria envolve também a Secretaria Municipal da Saúde, que doou as embalagens, e a Secretaria de Estado da Saúde.

1 tonelada de álcool gel

Recentemente, o Departamento de Farmácia da UFS, campus de São Cristóvão, alcançou a marca de 1 tonelada de álcool gel e 1.500 litros de álcool glicerinado produzidos e entregues a mais de 20 instituições, entre elas os Hospitais Universitários de Aracaju e Lagarto, o Hospital Santa Isabel, a Secretaria de Segurança Pública, a Defensoria Pública, a Fundação Renascer, além de asilos e secretariais municipais.

“Frente à declaração da pandemia pela Organização Mundial da Saúde, os professores e alunos entenderam que era momento de agir e somar forças para ajudar a população mais vulnerável e os profissionais que estão na linha de frente do combate ao vírus”, informou o professor Adriano Antunes, coordenador do Laboratório de Ensaios Farmacêuticos e Toxicidade-LeFT.

Além dele, o projeto de extensão conta com outros quatro professores doutores, Francilene Amaral, Cláudio Lima, Rogéria Nunes e Marcelo Cavalcante, e cerca de vinte alunos de graduação em Farmácia e do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas.

Campus de Itabaiana

Em Itabaiana, uma ação integrada entre professores, técnicos e alunos do Departamento de Química da UFS do Campus da UFS (DQCI), Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais (PPGCN) e Laboratório de Tecnologia e Monitoramento Ambiental (LTMA/UFS São Cristóvão), em parceria com a Prefeitura Municipal de Itabaiana, através da Secretaria de Saúde, produziram 670 litros de álcool 70% glicerinado para ajudar no atendimento dos postos da rede do município serrano.

“Nós produzimos até o até o dia 7 de abril, tivemos que parar por falta de insumo, mas deveremos voltar a produzir em breve”, disse o professor Silvânio Silvério Lopes da Costa, da Pós-graduação em Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da UFS, coordenador do LTMA.

“Esse é um marco muito importante para a UFS e fruto da dedicação e empenho de nossos professores, alunos e servidores técnico-administrativos, que responderam prontamente a uma demanda urgente e que sem dúvida está auxiliando no combate à pandemia. Esta ação fortalece a universidade que busca com todas as suas possibilidades devolver à sociedade, por meio do tripé ensino-pesquisa-extensão, soluções para atender às necessidades da população”, afirmou o professor Valter Joviniano, vice-reitor da UFS.

Marcos Cardoso

Gabinete do Reitor