Professor da UFS publica artigo com orientações sobre exercícios físicos em casa durante isolamento social

Profº Marzo Grigoleto liderou a publicação. Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS

Diante do isolamento social em tempos de pandemia, a busca na internet pelo termo “treinamento em casa” cresceu paralelamente a procura por informações sobre a covid-19. É o que mostram os dados do Google Trends, entre 27 de dezembro de 2019 e 27 de março de 2020. A partir dessa constatação, cinco pesquisadores produziram um artigo para auxiliar as pessoas que se interessam pela prática neste período.

+ Leia aqui o artigo na íntegra

“A gente viu a demanda dos leitores praticantes de atividade física ou interessados em saber um pouco mais como poderíamos usar esse tempo em casa para poder treinar e se manter saudável,” explica Marzo Grigoletto, professor do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Sergipe (UFS), que liderou a pesquisa.

O texto foi publicado na Revista Brasileira de Fisiologia do Exercício. O objetivo é apresentar os procedimentos para praticar exercícios em casa, propor estratégias para lidar com situações no isolamento, como ansiedade e estresse, além de estimular o hábito de realizar atividades físicas no cotidiano, “favorecendo a manutenção (para pessoas fisicamente ativas) ou a mudança (para pessoas fisicamente inativas).”

Foto: Reprodução/Revista Brasileira de Fisiologia do Exercício

Apesar das restrições de equipamentos e de controle de variáveis, o artigo sugere realizar exercícios aeróbicos moderados, como marcha estacionária, subir e descer escada, e pular cordas, no tempo mínimo de 150 minutos, por semana. A observação das condições musculoesqueléticas do indivíduo é essencial para cada atividade.

Os pesquisadores também recomendam, com base em comunicado do Colégio Americano de Medicina Esportiva, que, no caso do treinamento de força, os principais grupos musculares devem ser estimulados de duas a três vezes por semana com exercício exercício uni ou multiarticulares. Além disso, o exercício com peso corporal é considerado como “opção mais adequada” para fazer em casa durante o confinamento.

Marzo acrescenta ainda que os exercícios físicos têm efeitos multissistêmicos. Por isso, a mensagem é se manter ativo, realizar atividades moderadas, e “ zero sedentarismo.”

Autoria

O artigo sobre treinamentos em casa em tempos de isolamento social foi desenvolvido em parceria com os professores Cauê Teixeira, da Universidade Federal de São Paulo; Dave Behm, da Memorial University of Newfoundland; Leônidas Neto, Hassan Elsangedy; e Vagner Tavares, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Por Abel Victor e Josafá Neto