UFS inicia testes rápidos para mapear novo coronavírus em Sergipe

UFS realiza testes para covid-19. Foto: Divulgação/Prefeitura de São Cristovão

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) iniciou o projeto de testagem rápida da população para o diagnóstico do novo coronavírus em Sergipe, com o objetivo de construir o mapa epidemiológico da doença no estado. O primeiro dia da ação aconteceu na manhã deste sábado, 2, na feira livre do conjunto Eduardo Gomes, no município de São Cristovão. Quase 400 pessoas, que se enquadraram nos critérios de amostragem, como faixa etária, sexo e ser assintomático, realizaram o teste rápido.

O cronograma de testagem será executado até o próximo sábado, 9, das 6h às 11h, nos dez municípios mais populosos de Sergipe. Essas cidades concentram quase 90% dos casos confirmados da covid-19 no estado, segundo dados do Ministério da Saúde. São elas: Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Lagarto, Itabaiana, São Cristovão, Estância, Tobias Barreto, Itabaianinha, Simão Dias e Nossa Senhora da Glória.

Foram destinados mais de R$ 1 milhão de sanções pecuniárias depositados em conta judicial para a execuação do projeto, por decisão do juiz da 3ª Vara do Trabalho de Aracaju, Luiz Manoel Andrade Menezes. O magistrado homologou o acordo firmado entre a UFS, Ministério Público do Trabalho (MPT-SE), Ministério Público Federal (MPF-SE) e Ministério Público de Sergipe (MPE-SE) para a realização de 7.500 testes.

A universidade viabilizou a aquisição de 3.000 kits de teste rápido em cassete 2019-nCoV IgG/IgM; 2.000 testes de covid-19 antígeno por fluorescência direta com comodato de analisador f-200; e 2.500 testes covid anticorpos igG e IgM fluorescência.

Quase 400 pessoas foram testadas no primeiro dia da ação. Foto: DFA/UFS

"Essa ação é fruto do engajamento da UFS, que mais uma vez cumpre seu papel junto à comunidade, auxiliando a população na falta de acesso aos testes. Este projeto tem caráter emergencial e visa auxiliar na execução dos testes, que ajudarão nas tomadas de decisões epidemiológicas, para que possamos vencer esta terrível pandemia, reafirmando o papel da Universidade Federal de Sergipe no apoio social, salvando vidas e auxiliando as tomadas de decisões públicas diante da pandemia", diz o professor do Departamento de Farmácia e coordenador da ação, Lysandro Borges.

A UFS também atua na elaboração de estratégias e metodologia de utilização dos kits de diagnóstico das secretarias de saúde do estado e municípios, realização de contraprovas, e apoio científico ao Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública).

A força-tarefa para a execuação do projeto envolve pesquisadores dos departamentos de Farmácia, Educação em Saúde, Medicina e Ciências Atuariais e Estatística.

Por Josafá Neto