UFS divulga resultados de testes rápidos da covid-19 em dez municípios de Sergipe

Força-tarefa realizou mais de 3 mil testes em dez cidades. Foto: Josafá Neto

A Universidade Federal de Sergipe divulgou, nesta terça-feira, 19, os resultados dos testes rápidos da covid-19 realizados nos dez municípios mais populosos do estado entre os dias 2 e 9 de maio. Com o objetivo de mapear casos assintomáticos da doença, a UFS analisou 3.047 amostras de sangue de pessoas sem sintomas do novo coronavírus em Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Lagarto, Itabaiana, São Cristovão, Estância, Tobias Barreto, Itabaianinha, Simão Dias e Nossa Senhora da Glória.

+ Monitora SUS: veja aqui mais detalhes dos resultados

Os testes sorológicos foram processados por meio do método de fluorescência de anticorpos IgG e IgM para a SARS-CoV-2, no qual o Índice de Cut-off (COI) maior ou igual a 1,1 indica o resultado reagente para IgG e IgM; entre 0,9 e 1,1 COI é considerado indeterminado; e abaixo de 0,9 COI é classificado como não reagente.

Ao todo, o projeto de testagem da universidade contabilizou 690 casos confirmados da doença, sendo que 407 pessoas testaram positivo para o aparecimento de anticorpos do tipo IgM, que sugerem a doença ativa na fase inicial de contaminação. Outras 283 pessoas positivaram para o tipo IgG, o que indica que a pessoa provavelmente já está imune ao novo vírus respiratório. 2.228 testes apresentaram resultado negativo. Além disso, 128 amostras tiveram resultado indeterminado, o que podem sugerir, pela titulação do anticorpo, o contato com a covid-19, e ainda a não expressão total de anticorpos para positividade. Sugere-se, neste caso, a repetição do teste em 7 dias.

+ Veja as ações da força-tarefa da UFS no combate ao coronavírus

Dados estão disponíveis na plataforma Monitora SUS. Foto: Reprodução/Monitora SUS

"A gente travou uma guerra. E a guerra é contra o vírus. A guerra é para que esse vírus não prejudique mais a nossa população sergipana. E fica a mensagem: toda pesquisa tem sua metodologia, sensibilidades e especificidades. Mas toda pesquisa visa trazer a luz a informação a quem quer que seja," explica o professor do Departamento de Farmácia da UFS e coordenador da força-tarefa, Lysandro Borges.

"Conheço as dificuldades de um trabalho de coleta. Foi um trabalho intenso de toda equipe. A extensão dos resultados, sem dúvida, vai ser importante para o seguimento dessa luta contra o vírus", ressalta o vice-reitor da UFS, professor Valter Santana.

Cada município

Aracaju liderou o número de casos confirmados com 126 resultados positivos. Em seguida, ficou Itabaiana com 86. São Cristovão foi o terceiro município com mais casos: 77, enquanto Socorro registrou um caso a menos, 76. Em Itabaianinha, 73 pessoas testaram positivo para o novo coronavírus. Simão Dias contabilizou 60 casos assintomáticos; Lagarto, 59; Estância, 57; Glória, 46, e Tobias Barreto, 37.

+ UFS desenvolve ferramenta que integra resultados de testes da covid-19

Foram identificados 414 resultados positivos para IgM e 283 para IgG. Foto: Labic-UFS

Ação conjunta

A secretária estadual de Saúde, Mércia Feitosa, valorizou o papel da universidade para construção das análises da doença no estado. "A gente está caminhando com a ciência, porque não dá para trabalhar distante dela neste momento. Os dados que o professor Lysandro apresentou são muito relevantes e, certamente, servirão não apenas para os gestores dos municípios onde a pesquisa foi feita, mas também para os gestores estaduais que, teoricamente, conduzem o processo," ressalta a secretária.

Foram destinados mais de R$ 1 milhão de sanções pecuniárias depositados em conta judicial para a execução do projeto, por decisão do juiz da 3ª Vara do Trabalho de Aracaju, Luiz Manoel Andrade Menezes. O magistrado homologou o acordo firmado entre a UFS, Ministério Público do Trabalho (MPT-SE), Ministério Público Federal (MPF-SE) e Ministério Público de Sergipe (MPE-SE) para a realização de 7.500 testes.

A procuradora do Ministério Público Federal em Sergipe, Martha Figueiredo, destacou a importância das informações para auxiliar gestores públicos no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. "Quero enfatizar a satisfação para a gente apoiar o projeto, justamente pela importância que tem para o estado, por conseguir verificar a disseminação (da doença) e poder auxiliar a tomada de decisões de gestores públicos. Então, quero reforçar que a informação é muito importante nesse momento", pontua.

Próxima etapa

A ação voluntária de testagem da população sergipana para o diagnóstico da covid-19 envolve professores e alunos dos departamentos de Farmácia, Medicina, Nutrição, Educação em Saúde, e Ciências Atuarias e Estatística da UFS, em parceria com técnicos do Hospital Universitário e profissionais de saúde do estado e dos municípios.

Depois de percorrer a capital e o interior do estado, a próxima parada da força-tarefa da UFS será nos serviços considerados essenciais, em especial para testar os profissionais que estão na linha de frente na prevenção e combate ao coronavírus. Nesta segunda etapa, serão aplicados 3.500 mil testes no sistema drive-thru.

Por Abel Victor e Josafá Neto