Qui, 09 de julho de 2020, 14:29

Alunos do curso de Geologia conquistam 1°lugar em evento internacional
Premiação aconteceu nesta segunda, 6, virtualmente
Equipe do Capítulo Estudantil da AAPG na UFS premiada no evento "Student Chapter Awards" (Foto: Eduardo Nunes)

Alunos do curso de Geologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS) conquistaram o 1° lugar no "Student Chapter Awards", na categoria melhor menor [com até 20 membros] capítulo estudantil. Em razão da pandemia de Covid-19, o evento aconteceu de forma virtual na última segunda-feira, 6 de julho. O prêmio em questão é fruto do relatório do período de julho de 2018 a junho 2019 submetido à Associação Americana de Geólogos de Petróleo (AAPG).

"Relatamos diversas atividades desenvolvidas, dentre elas, o programa "Geologia na escola, que tem três vertentes: palestra para o ensino fundamental, médio e ensino técnico. Nessas atividades, falamos o que é a Geologia e também sobre assuntos voltados para área de petróleo. Além disso, temos o "Mais Geologia" e o "Geoficinas", para abordarmos outros temas relacionados, diz Greice Hellen dos santos, participante e ex-presidente da AAPG UFS.

Professor Antônio Garcia está na coordenação do AAPG UFS desde 2012 (Foto: Arquivo Pessoal)

“Começamos a disputar outros prêmios em 2014, e em 2018 ganhamos pela primeira vez a disputa a nível nacional na competição Imperial Barrel Award (IBA). Assim, fomos para uma semifinal em Bogotá, ficando em segundo lugar Sul-Americano. Em 2019, também ficamos em segundo lugar no Brasil. Agora, em 2020, no início do ano, ficamos em segundo lugar e não fomos à Colômbia (virtualmente). Mas, para a nossa surpresa, nosso relatório anual fez com que ganhássemos este prêmio, que foi o de melhor menor capítulo estudantil do mundo”, conta o coordenador da AAPG UFS Student Chapter, professor Antonio Garcia, do Departamento de Geologia.

O capítulo estudantil da UFS está inserido dentro região da América Latina e Caribe, onde estão englobados todos os países dessas regiões. "Aqui no Brasil, temos vários capítulos estudantis espalhados pelas universidades que possuem o curso de Geologia. No caso do nosso capítulo, foi fundado em 2012, e a gente desenvolve vários projetos no âmbito acadêmico e social”, explica Greice.

Greice Hellen, ex presidente  do Capítulo estudantil, está na AAPG UFS desde o seu 1º período na universidade (foto: Eduardo Nunes)
Greice Hellen, ex presidente do Capítulo estudantil, está na AAPG UFS desde o seu 1º período na universidade (foto: Eduardo Nunes)

Na opinião de Antônio, essa premiação significa que ao longo desses 14 anos de existência na UFS, a Geologia e a Engenharia de Petróleo conseguiram atingir seu objetivo. "Todas essas vitórias foram consequências dos capítulos do SPE UFS, que é composto pelos estudantes de Engenharia de Petróleo, e da AAPG. Graças ao esforço dos nossos alunos, a universidade conseguiu visibilidade no cenário internacional. Fomos convidados nesta semana, por exemplo, para um encontro estudantil da Europa ocidental, em Londres, de forma virtual. Então, isso só acontece porque ganhamos esse prêmio. Esses estudantes conquistaram algo inimaginável para uma universidade do Nordeste do Brasil na qual esses cursos foram criados recentemente.

Para Greice foi muito gratificante receber, junto com seus colegas, esse reconhecimento. "Deu uma sensação de trabalho cumprido. Estou no capítulo desde o meu primeiro semestre de graduação, e já são 4 anos participando dessa equipe. Ao longo desse tempo, aprendi muito coisa e tive inúmeras experiências. Assumi a presidência e foi uma responsabilidade muito grande. Tive vários altos e baixos junto com a equipe, mas, no final, sempre conseguimos realizar um belo trabalho em prol da comunidade, seja ela interna ou externa”, relata.

Sobre a AAPG UFS

Os estudantes premiados participam do AAPG UFS Student Chapter, que foi criado em 2012 pelo professor Antônio Garcia e alunos da graduação. O objetivo foi gerar novas possibilidades de aprendizado e crescimento profissional para todos os estudantes do curso de geologia e áreas afins.

O prêmio Student Chapter Awards homenageia capítulos estudantis do mundo todo. Segundo a Associação Americana de Geólogos de Petróleo, que incentiva estudantes no mundo inteiro em disputas anuais internacionais, é levado em consideração o capítulo que melhor comunica a amplitude de suas atividades e o impacto que causam na formulação da educação e no comportamento profissional de seus membros.

comunica@ufs.br

Atualizado em: Qui, 09 de julho de 2020, 17:24