Ter, 21 de julho de 2020, 15:35

UFS discute retomada das atividades da graduação
Minuta do plano elaborado por Grupo de Trabalho será apresentada ao Conepe

A Universidade Federal de Sergipe divulgou, nesta segunda-feira, 20, a Portaria nº 534/2020/GR que constitui um Grupo de Trabalho visando propor um Plano de Atividades Educacionais Remotas Emergenciais para os cursos de graduação.

ASSISTA: Matéria disponibilizada em Libras

Segundo o professor Dilton Maynard, pró-reitor de Graduação, “a ideia do GT é reunir diferentes instâncias da UFS para que possa oferecer a proposta mais viável possível referente ao retorno das aulas e demais atividades”.

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) apresentou um esboço do Plano para discussão no GT, com a finalidade de fomentar a discussão e a articulação centre os campi e as Unidades Acadêmicas da UFS pela implantação e sistematização – sob os pontos de vista pedagógico e de administração acadêmica – de ações educacionais emergenciais mediadas por Tecnologias de Informação e Comunicação.

O GT deverá realizar as discussões entre os dias 21 e 31 de julho. Ao término do trabalho do grupo, o Plano de Atividades Educacionais Remotas Emergenciais para a Graduação deverá ser apresentado ao Conselho do Ensino, da Pesquisa e da Extensão (Conepe) para a apreciação e aprovação dos conselheiros.

Medidas anteriores

Antes mesmo desta portaria, com a instituição do grupo principal, subgrupos foram criados pela Prograd e pelo Gabinete do Reitor para a discussão de pontos específicos como: subgrupo inclusão, subgrupo tecnologias educacionais e subgrupo metodologias ativas.

“Esses grupos de consultores convidados dos campi Lagarto e Glória, além do STI, Bicen, Departamento de Educação e Cesad partiram de uma minuta do plano de retomada emergencial elaborada pela equipe da Prograd. Duas outras equipes internas da própria Prograd já se debruçaram sobre propostas para o calendário acadêmico e medidas para acompanhamento de processos avaliativos externos envolvendo a UFS, a exemplo do Enade.”

Após as contribuições dos subgrupos, um documento foi organizado e encaminhado aos integrantes do GT criado pela Portaria nº 534/2020/GR para possíveis ajustes e, assim, ajudar na elaboração da minuta do Plano de Atividades Educacionais Remotas Emergenciais.

O vice-reitor da UFS, professor Valter Joviniano de Santana Filho, reafirma que a instituição tem como preocupação primeira a preservação da saúde da comunidade acadêmica. “Estamos discutindo uma forma de retomada que garanta a segurança para os alunos e professores, procurando dar as condições materiais para aqueles que não possam assistir a uma aula remotamente. Quando as condições sanitárias permitirem, nós teremos as pessoas dentro da Universidade com segurança. Estamos também fazendo uma série de adaptações para preparar a Universidade para esse momento. Infelizmente, ainda não temos um cenário muito claro de quando será esse retorno presencial, mas, quanto ao retorno das atividades acadêmicas, essa discussão já está bem avançada”, informa.

Marcos Cardoso

Gabinete do Reitor