Qua, 07 de dezembro de 2016, 16:55

Time de basquete da UFS conquista a medalha de bronze nos Jogos Universitários Brasileiros
Competição aconteceu entre os dias 3 a 13/11, em Cuiabá
“Cada vitória e cada derrota são cercadas de histórias edificantes. Viram exemplos bons e ruins e nos ajudam a passar essa experiência a quem vem depois”, diz o professor e técnico Marcos Bezerra. (foto: Dayanne Carvalho/bolsista Ascom-UFS)

Com premiações nos níveis estadual, regional e nacional, a equipe de basquete da UFS conquistou mais um prêmio na última edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que aconteceu entre os dias 3 a 13 de novembro, em Cuiabá.

O time, que existe desde 2004, participa anualmente do JUBs e este ano recebeu a medalha de bronze. A equipe também conquistou o 3º lugar nas edições de 2011 (Campinas) e 2014 (Aracaju) dos jogos.

No JUBs deste ano, o time enfrentou dificuldades na primeira fase com equipes muito equilibradas, mas passaram às semifinais como “o segundo melhor colocado entre os três grupos”. "Na semifinal, jogamos contra Alagoas, representado pela UFAL. Perdemos a partida por apenas dois pontos de diferença. A vitória daria, além do direito de disputar a medalha de ouro, o acesso à segunda divisão. Ninguém escondeu a frustração de ter perdido, mas o grupo recuperou o foco para a partida do dia seguinte. Na disputa da medalha de bronze, nos deparamos com a única equipe que havia nos vencido na primeira fase, Roraima (UFRR), mas dessa vez saímos com a vitória”, informa o professor e técnico do time, Marcos Bezerra de Almeida.

Adler Lucas Pinheiro da Silva, 21, estudante de Ciências Econômicas, conta que por estar representando a UFS, o time não se sentia sozinho em quadra. "Quando a gente participa dos campeonatos, sabemos que temos uma missão muito maior do que ganhar. Nós temos a responsabilidade de representar todos que fazem parte da UFS. Então, quando entramos em quadra jogamos por cada aluno e professor da instituição e, além disso, por cada sergipano que torce por nós. Em especial, jogamos por nossas famílias e isso inclui nosso técnico Marcos Bezerra e nossos auxiliares técnicos Edson e Thiago”, destaca o jogador, que participou pela segunda vez do JUBs.

Marcos, que já tem mais de 20 anos de experiência como técnico, ainda se emociona com as histórias que vivencia em quadra. “Cada vitória e cada derrota são cercadas de histórias edificantes. Viram exemplos bons e ruins e nos ajudam a passar essa experiência a quem vem depois”.

Equipe

O time também possui premiações nos níveis estadual e regional. (foto: arquivo pessoal)

Quando o time de basquete da UFS surgiu em 2004, ainda não havia treinamento sistematizado nos primeiros anos e os alunos se organizavam por conta própria decidindo através de votação quem seriam os titulares nos jogos. Em 2008, o professor Marcos Bezerra, do Departamento de Educação Física (DEF), assumiu o posto de treinador e atualmente, dois mestrandos em Educação Física estão encarregados pelo condicionamento físico dos atletas através de um programa de treinamento funcional. “Os treinos ocorrem duas noites por semana no ginásio da UFS, iniciando-se com um aquecimento funcional, seguido de treinamento técnico-tático retratando situações de jogo, e terminando com o condicionamento físico funcional”, explica Marcos.

Apesar de contarem com uma “estrutura razoável, ginásio coberto, tabelas modernas, bolas oficiais, e um vasto material a ser utilizado criativamente na preparação física”, a equipe enfrenta dificuldades em relação a investimentos restritos e ao ginásio, que só pode ser utilizado pelo time duas vezes por semana durante 90 minutos. “Seria interessante se pudéssemos ter um uniforme de treino e que os auxílios-viagem fossem pagos aos alunos/atletas antes das viagens e não depois”, completa o técnico.

Além das conquistas nacionais no JUBs, o time já obteve premiações de âmbitos estadual e regional sendo Tricampeão Estadual Sergipano nos anos de 2008, 2009 e 2010 e Campeão dos Jogos das Universidades Federais, no ano de 2014, em Maceió.

Para o ano que vem, a equipe pretende participar de mais campeonatos e, para isso, já está em processo de preparação física.

Dayanne Carvalho (Bolsista)

Márcio Santana