Sex, 13 de agosto de 2021, 12:06

Saiba como a UFS preparou seus espaços para retomada de atividades presenciais
Cabe à InfraUFS e aos setores responsáveis pelos campi da instituição promover ações de biossegurança
Entre as recomendações do Protocolo de Biossegurança da UFS está a aquisição de equipamentos de proteção individual e coletiva. (foto: Pedro Ramos/Ascom UFS)

Com a publicação da Portaria nº 928/2021/GR, no último dia 30 de julho, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) deu início ao processo de retomada gradual e segura das atividades institucionais. O retorno está sendo planejado, considerando a aplicação da segunda dose da vacina contra a covid-19 nos trabalhadores da educação, tendo em vista o período mínimo de 28 dias para a imunização completa contra a doença.

Nisso, cabe à Superintendência da Infraestrutura (InfraUFS) e aos setores responsáveis pelos campi da instituição promover ações de biossegurança, por meio de orientações à comunidade acadêmica quanto ao acesso seguro aos espaços da UFS, o exercício das funções administrativas e estudantis, incluindo a recepção do público externo.

Entre as recomendações do Protocolo de Biossegurança da UFS para a volta das atividades presenciais estão a aquisição de equipamentos de proteção individual (EPIs) e coletiva (EPCs) e a adequação necessária dos ambientes nos campi de Aracaju, São Cristovão, Laranjeiras, Itabaiana, Lagarto e Nossa Senhora da Glória.

“A UFS vem se preparando desde julho do ano passado, com a criação do primeiro grupo de trabalho para elaboração do protocolo de biossegurança. Desde então, concomitante com a formulação do protocolo, já havíamos junto com os outros setores responsáveis pelos processos licitatórios, adquirindo equipamentos para que possamos ter uma maior segurança nas pessoas que precisam estar diariamente na Universidade realizando suas atividades, em especial os serviços essenciais,” ressaltou o superintendente da Infraufs, professor Antônio Américo Cardoso Júnior.

Antônio Américo é superintendente de Infraestrutura da UFS. (fotos: Schirlene Reis/Ascom UFS)

+ Leia aqui o protocolo de biossegurança

Aquisição de materiais de proteção

Nesse sentido, a Universidade já adquiriu 300 termômetros para aferição de temperatura, especialmente nos acessos aos campi; 5.000 protetores faciais conhecidos como face shield; 1.500 máscaras de proteção respiratória do tipo PFF2; 1.500 tapetes sanitizantes; e 1.000 totens para aplicação de álcool gel na higienização das mãos.

“Hoje já estão implementados em todos os campi os tapetes sanitizantes, sendo sempre umidificados com hipoclorito, conforme determinam as agências reguladoras de saúde, e os totens com álcool gel nas entradas de todas as edificações. Temos dispensas de álcool gel fixados em todos os corredores de áreas comuns. Os termômetros de mensuração infravermelho à distância também já são utilizados,” explicou o superintendente.

O repasse dos equipamentos de proteção deve ser solicitado pelos setores através da requisição de material, do dia 1º ao dia 10 de cada mês

Também está sendo aguardada a entrega de 150 lavatórios portáteis para setores das áreas da saúde e de alimentação, além do processo de licitação para o fornecimento e instalação de anteparos de acrílico. Essas divisórias protetoras, inicialmente, serão colocadas em espaços de maior circulação de pessoas na UFS, como bibliotecas, balcões de atendimento, restaurante e refeitórios universitários.

O repasse dos equipamentos de proteção necessários para o desempenho das atividades presenciais deve ser solicitado pelos setores respectivos administrativos através da requisição de material mensal, conforme cronograma já definido, que é do dia 1º ao dia 10 de cada mês.

Desempenho de atividades presenciais

Conforme estabelece o Protocolo de Biosegurança da UFS, a capacidade das salas de aulas, laboratórios, biblioteca, clínicas, recepções e consultórios deverá ser de 50%, considerando as etapas e ações de retomada das atividades presenciais.

Nisso, os atendimentos administrativos e acessos aos serviços da instituição de ensino superior deverão ser realizados através de pré-agendamento por meio digital, telefone ou e-mail.

Os serviços de limpeza interna serão realizados com o local devidamente isolado, sempre que possível, estando imediatamente disponíveis para o uso após a higienização. Deve-se seguir também protocolos estabelecidos por cada setor.

A higienização dos espaços de uso público nos campi e unidades descentralizadas, como prédios e salas de aulas, deve ser feita, no mínimo, duas vezes a cada turno, preferencialmente com hipoclorito com cloro ativo a 0,5%, ou com álcool a 70%.

O protocolo ainda orienta que as bases de trabalho das atividades administrativas deverão ser higienizadas pelos próprios usuários no início e no término do expediente, sendo vedado o uso compartilhado de material de escritório, a exemplo de canetas, lápis, borrachas, e etc.

“Podemos assegurar que todos os meios possíveis já procuramos adquirir e providenciar para que tenhamos um ambiente o mais seguro possível para que as pessoas possam utilizar as nossas instalações sem riscos de contágio ou que se possam prevenir da melhor forma possível,” complementou o professor Antônio Américo Júnior.

Josafá Neto

Rádio UFS