Seg, 23 de maio de 2022, 09:34

UFS lança editais para promover a inovação
Minha Patente UFS, Inova Pós e Socialize-SE foram lançados no último dia 20

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Posgrap), por meio da Coordenação de Inovação e Transferência de Tecnologia (CINTTEC), lançou na última sexta-feira, 20, editais que visam à oferta de bolsas e auxílios para estimular a inovação social, depósitos de patentes e a criação de redes de parcerias entre a UFS e o setor empresarial. A principal finalidade é a execução de projetos inovadores de pesquisa e de tecnologia.

Um dos editais lançados é o Minha Patente UFS, cujo objetivo é engajar os discentes e docentes da universidade no processo de desenvolvimento tecnológico e inovação para gerar novas tecnologias e realizar o depósito de patentes. Os proponentes com proposta aprovada devem redigir o pedido de patente e/ou modelo de utilidade de sua invenção sob supervisão da mentoria da CINTTEC.

A submissão das propostas deverá ser realizada pelo discente de forma online até o dia 16 de junho, seguindo normas e cronograma estabelecidos no edital.

Outra novidade é o edital Inova Pós, que busca fortalecer a inovação, a pesquisa, a pós-graduação e o empreendedorismo inovador na UFS por meio do envolvimento de estudantes de pós-graduação em projetos de interesse do setor empresarial.

A ideia é que, ao final do projeto, além da produção científica, sejam gerados produtos ou processos inovadores que possam ser aplicados no setor empresarial. A submissão das propostas deverá ser realizada pelo discente de forma online até o dia 6 de junho, seguindo normas e cronograma estabelecidos no edital.

Por fim, foi lançado pela Posgrap o edital Socialize-SE, a fim de fomentar o desenvolvimento de soluções inovadoras para problemas sociais, apoiando e incentivando atividades ou ações continuadas que promovam a melhoria da qualidade de vida da sociedade.

A finalidade é promover o envolvimento e a cooperação de professores e estudantes em atividades de inovação social, com a troca de saberes acadêmicos e populares para fortalecer a integração entre a UFS e a sociedade com soluções inovadoras.

Neste caso, os projetos devem obrigatoriamente contemplar um ou mais objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), e a proposta deverá ser submetida como projeto via Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas - SIGAA.

Os docentes com propostas aprovadas desenvolverão seus projetos com estudantes regulares em curso de graduação da UFS. Para tanto, serão concedidas 34 bolsas de estímulo à Inovação Social para discentes de graduação, com duração de seis meses. A submissão das propostas deverá ser realizada pelo discente de forma online até o dia 10 de junho, seguindo normas e cronograma estabelecidos no edital.

Além dos três editais lançados na última sexta-feira, 20, a Posgrap deve anunciar nos próximos dias o lançamento de mais dois editais, o PICS e o INOVATCC.

Atualizado em: Seg, 23 de maio de 2022, 09:40