Qui, 15 de dezembro de 2022, 10:40

Integração, assistência e promoção estudantil marcam ações da Proest
Desafio é oferecer apoio a alunos em suas mais variadas formas de vulnerabilidade

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade Federal de Sergipe (Proest) é um espaço institucional de planejamento, coordenação e supervisão de apoio ao aluno, tendo como objetivos a integração, assistência e a promoção estudantil como processo pedagógico. Atualmente, a Proest abrange três coordenações, que são a Coordenação de Assistência e Integração do Estudante (Codae), Coordenação de Promoções Culturais e Esportivas (Copre) e a Coordenação de Alimentação e Nutrição (Canut).

De acordo com o pró-reitor da Proest, Marcelo Mendes, a missão é oferecer apoio a alunos em suas mais variadas formas de vulnerabilidade, promovendo ações de assistência estudantil para minimizar desigualdades e contribuir para um melhor desempenho acadêmico. “A Política de Assistência Estudantil da Universidade Federal de Sergipe é parte integrada às políticas de ensino, de pesquisa e de extensão, tendo como princípio fundamental que a educação constitui um direito de todos e dever do estado, conforme expresso na Constituição Federal de 1988, devendo seguir as diretrizes do Programa Nacional de Assistência Estudantil, cuja finalidade é a ampliação das condições de permanência dos jovens na Educação Superior Pública Federal”, define.

Ele enfatiza que, em 2022, a Proest se destacou em iniciativas como a abertura e funcionamento dos restaurantes universitários, as chamadas públicas e implementação de auxílios e bolsas e em ações de esporte, cultura e acessibilidade.

Marcelo Mendes é pró-reitor da UFS. (foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

Alimentação

“Houve a abertura e funcionamento dos restaurantes universitários em todos os campi da Universidade Federal de Sergipe, garantindo a alimentação institucional para todos os estudantes da UFS. Até o dia 30 de novembro de 2022 foram servidas mais de 945 mil refeições. Considerando que os restaurantes dos campi de Lagarto e Nossa Senhora da Glória funcionaram até o dia 15 de dezembro, estima-se que o total de refeições servidas em 2022 ultrapassou um milhão de refeições”, informa Marcelo Mendes.

Para ele, a Política de Assistência Estudantil da UFS tem como finalidade ampliar as condições de permanência dos estudantes e contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico. “Tudo isso está preconizado no Decreto 7.234/2010, que dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) e os normativos vigentes da UFS. Os editais das chamadas públicas têm por finalidade o cadastro e avaliação socioeconômica de estudantes de graduação presencial para os processos seletivos de auxílios e bolsas das Pró-Reitorias de Assistência Estudantil, Extensão, Graduação e Pesquisa da UFS, pagas com recursos Programa”, diz o pró-reitor.

“A nova metodologia de avaliação socioeconômica ampliou a capacidade operacional de execução do recurso PNAES e reduziu o tempo de implementação dos auxílios e bolsas, beneficiando os alunos em condições de vulnerabilidade da UFS. Nos dois últimos editais foram avaliados pouco mais de 5.500 alunos inscritos na chamada pública”, contabiliza.

A UFS implantou Restaurante Universitário em todos os campi. (foto: Pedro Ramos/Ascom UFS)

Expansão

O pró-reitor aponta que outro ponto de destaque da Proest em 2022 foi o processo de expansão física dos seis campi da Universidade Federal de Sergipe. “Desde 2007 estão se amplificando bastante as demandas de acessibilidade, de manutenção e de recuperação do patrimônio físico, das vias, das áreas verdes, enfim, de todos os espaços de convivência da UFS. Considerando importante a garantia da mobilidade e inclusão de pessoas com deficiência, a Proest é a interlocutora institucional no âmbito da UFS para discutir e garantir o acesso, mobilidade e inclusão social da comunidade acadêmica”, pontua Mendes.

Ele ressalta que a Divisão de Ações Inclusivas (Dain), vinculada à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, tem como principal objetivo garantir o acesso e a permanência de estudantes com deficiência e com Necessidade Educacional Específica à vida acadêmica, eliminando barreiras comportamentais, pedagógicas, arquitetônicas e de comunicação, além de viabilizar o acesso dessas pessoas a todos os ambientes institucionais.

Evento da Dain desconstruiu paradigmas acerca da pessoa com deficiência. (foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)

Integração

“Atualmente a Dain atende a 195 discentes regularmente matriculados na UFS. Por outro lado, a Coordenação de Promoções Culturais e Esportiva é responsável pelas ações de integração do discente por meio da cultura e do esporte, tanto para alunos em vulnerabilidade socioeconômica quanto para a comunidade estudantil que não se enquadra neste perfil. Em 2022 destacamos que todos os alunos que saem para representar a UFS em eventos esportivos ou culturais recebem auxílio viagem e possuem seguro médico. Ao longo deste ano, as ações internas e externas de representação da UFS alcançaram cerca de 3500 alunos”, comemora Marcelo.

Ascom UFS

comunica@academico.ufs.br