Sex, 16 de dezembro de 2022, 18:04

Proest e DCE debatem sobre auxílios e bolsas na UFS
A reunião aconteceu na última segunda-feira, 12

Na última segunda-feira, 12, aconteceu uma reunião entre o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Marcelo Mendes, e o presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal de Sergipe, João Pedro Vieira. O objetivo foi esclarecer e atualizar a situação dos auxílios e bolsas, além de tratar sobre cessão de espaços para o DCE e centros acadêmicos.

Segundo o pró-reitor de Assuntos Estudantis, a pró-reitoria, em conjunto com o DCE, tem desenvolvido um papel de extrema importância para fortalecer a assistência estudantil no âmbito da UFS. "Sempre que possível temos dialogado, buscando estratégias e encaminhamentos para melhor atender os nossos alunos. A reunião que aconteceu tem o propósito de fazer um balanço geral de como estava a questão do pagamento de auxílios e bolsas que envolve o Programa Nacional de Assistência aos Estudantes”, diz Marcelo.

Reunião contou com o presidente do DCE, o reitor e o pró-reitor de Assuntos Estudantis da UFS. (foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

"Devido ao esforço de todos nós, do reitor e com o papel extremamente importante de forma organizada do DCE, conseguimos reverter a situação do pagamento que estava em atraso, em relação ao mês de dezembro”, completa o pró-reitor.

O presidente do DCE, João Pedro Vieira, detalha o que foi debatido na reunião. "A nossa preocupação era que essa dificuldade no pagamento das bolsas e auxílios volte a acontecer, só que isso depende de alguns fatores e precisamos aguardar informações para que tenhamos uma maior certeza”.

Também foram discutidos procedimentos a respeito da utilização de espaços físicos da universidade pelo DCE e pelos centros acadêmicos, com o propósito de alinhar um fluxo de atendimentos para que esses atendimentos sejam rápidos e efetivos.

"Essas questões precisam envolver o Diretório Central dos Estudantes, e toda a comunidade acadêmica precisa ter conhecimento para que, no momento em que for preciso utilizar algum espaço da universidade para fins de confraternização por parte dos centros acadêmicos, possamos alinhar com a InfraUFS as questões que envolvem atenção por parte de segurança e do controle de acesso de pessoas que vêm da comunidade externa. Então, essa portaria do Gabinete do Reitor atribui que a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis seja a referência, juntamente com a InfraUFS, para concessão, organização e planejamento em relação a questão de espaços para utilização das agremiações", conclui o pró-reitor.

Ascom UFS

comunica@academico.ufs.br