Seg, 19 de fevereiro de 2024, 17:16

UFS amplia número de bolsistas de produtividade tecnológica do CNPq
Oito pesquisadores da universidade foram contemplados na chamada pública

Oito pesquisadores da Universidade Federal de Sergipe foram contemplados, através da Chamada CNPq nº 04/2023, com novas bolsas no âmbito da Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico (DT). A universidade foi aprovada em 5 novas bolsas,com os professores Francilene Silva, Paula Nunes, Janaína Mello, Adriana Gibara e Narendra Narain, além de renovar 3 trabalhos com os professores Antônio Martins, Daniel Silva e Gabriel Silva.

A bolsa DT busca reconhecer e incentivar pesquisadores que demonstram um envolvimento significativo em atividades de desenvolvimento tecnológico e extensão inovadora, aliado a uma consistente e frequente publicação científica de seus resultados. Além disso, prioriza a seleção de projetos de pesquisa que estejam centrados no avanço do desenvolvimento científico-tecnológico no país.

De acordo com Antônio Martins, diretor da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Agitte), vinculada à Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UFS, o resultado demonstra a força da universidade nas mais diferentes áreas de pesquisa. "Só para ter uma ideia, nós tínhamos até esse mês nove bolsistas DT na instituição e aprovamos oito propostas em uma única chamada. Não é só quantitativo, mas também o número de áreas que atuamos que é digno de nota: Biotecnologia, Tecnologias Médicas e da Saúde, Tecnologias Sociais e Educacionais, Tecnologia de Produção Industrial, Tecnologias Agrárias e Meio Ambiente e sustentabilidade”, ressalta Martins.

A ampliação de pesquisas na UFS é um movimento fruto de uma política interna de investimento, que destaca o perfil de produção e adesão destas pesquisadoras na área de inovação e transferência de tecnologia. "Destaco o número de bolsas e auxílios inovação que têm sido investido nos últimos anos pela UFS através da Agitte, buscando apoiar a inovação educacional, social e tecnológica, além do apoio contínuo ao empreendedorismo inovador. O lançamento do Ecossistema Local de Inovação (ELI) associado às propostas aprovadas do Mestrado/Doutorado Acadêmico para inovação (MAI/DAI) junto ao CNPq e ao destaque da UFS entre os nove principais depositantes do país demonstram a consolidação dessas competências na UFS. Além disso, a ampliação do número de bolsistas DT ratifica o papel da UFS como uma das instituições basilares para a ciência, tecnologia e inovação no estado de Sergipe e de destaque no país", afirma Antônio Martins.

Para conferir o resultado final da Chamada Pública CNPq Nº 04/2023 - Bolsa de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT), clique aqui.

Ascom UFS - com informações da Agitte

Atualizado em: Ter, 20 de fevereiro de 2024, 11:05