Ter, 20 de fevereiro de 2024, 11:58

Gabinete do Reitor e Proplan realizam 3º Encontro de Gestores
Propósito da reunião foi promover a integração do planejamento anual entre todos os setores da administração da universidade
Todos os pró-reitores e superintendentes da administração da UFS marcaram presença no evento. (foto: Arquivo pessoal)

Na última sexta-feira, 16, o Gabinete do Reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento (Proplan/UFS) realizaram o 3º Encontro de Gestores, envolvendo todos os pró-reitores e superintendentes. O propósito do encontro foi apresentar os êxitos e dificuldades das mais diversas áreas que compõem a UFS, para alinhar o planejamento anual da gestão, buscando a melhoria da universidade.

Para o reitor Valter Santana, a consolidação do processo de planejar, integrar e executar é o que fará com que a gestão consiga superar os desafios de 2024. “É através do diálogo que fortalecemos a nossa instituição. Foi, também, através do empenho de todos os gestores que alcançamos tantas conquistas, e nosso propósito com essa reunião é identificar o que, na dificuldade de um setor, o outro pode auxiliar. Assim, fazemos uma universidade forte e integrada”, afirmou.

Valter Santana, reitor da UFS, discursou na abertura e no encerramento do evento. (foto: Yan Lima/Ascom UFS)

Sérgio Sávio Conceição, pró-reitor da Proplan, compartilhou que foi notada uma lacuna em relação à cultura de planejamento na administração da UFS desde que assumiu a pró-reitoria, em 2021. “A principal função dessas reuniões é que cada uma das pró-reitorias e superintendências conheçam o que as outras estão planejando. Para, a partir disso, conseguirmos ter uma visão macro do planejamento da UFS”.

Sérgio Sávio Conceição é pró-reitor da Proplan/UFS. (foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

“Durante o exercício, a gente tem um olhar mais detalhista e conhecedor das necessidades de cada setor. O encontro também serve como interação entre gestores, onde podemos conversar sobre demandas que podem melhor colaborar para o andamento do trabalho de cada um”, enfatizou.

Para Estelamaris Pina, membro da Coordenação de Planejamento e Riscos (Coplan/UFS), o encontro reflete a implantação da gestão estratégica na UFS, um tipo de gerenciamento focado em resultados. “Como os resultados da gestão estratégica são quantificáveis, é possível ter uma visão clara se as metas foram ou não alcançadas. Para isso, é preciso objetivos claros e metas bem definidas”.

Estelamaris Pina é membro da Coplan/UFS. (foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

“A partir disso, começamos então um ciclo de reuniões com os gestores para fazer o levantamento das ações e metas planejadas. Ao final de cada ano, avaliamos o desenvolvimento da gestão e definimos um novo plano atualizado para o ano subsequente”, explicou.

Durante o evento, cada gestor da UFS apresentou a avaliação de suas metas de 2023 e a atualização para o ano vigente. Marcelo Mendes, pró-reitor de Assuntos Estudantis (Proest/UFS), compartilhou que sua expectativa é dar continuidade a um planejamento iniciado ainda em 2020. “Para 2024, buscamos ampliar o fornecimento de alimentação institucional, garantindo a isenção para todos os alunos vulneráveis da universidade.”

Marcelo Mendes é pró-reitor da Proest/UFS (foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

“Além de ampliar o número de alunos assistidos por nossa Pró-reitoria através de auxílios e bolsas, aprimorar o processo de implementação de auxílios para os alunos vulneráveis, gerando maior celeridade e transparência, permitindo que o aluno seja assistido o mais rápido possível. Também buscamos fortalecer ainda mais as atividades esportivas e culturais da UFS, proporcionando a integração entre os campi. Por fim, ampliar o atendimento aos alunos com necessidades especiais”, concluiu.

Brunna Martins - Ascom/UFS

Atualizado em: Ter, 20 de fevereiro de 2024, 12:11