STI implementa ferramenta para atividades acadêmicas de forma colaborativa

Alunos, professores e técnicos administrativos da UFS podem utilizar a ferramenta Microsoft Teams através do pacote Office 365, da Microsoft, inteiramente de graça, na modalidade online, em seus dispositivos pessoais ou de trabalho. Em 2018, a Universidade Federal de Sergipe fechou uma parceria com a empresa de software e produtos eletrônicos. A Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), desde 2019, vem trabalhando para tornar esse serviço disponível.

Segundo Andrés Ignácio, superintendente da STI, “o objetivo do Teams é a colaboração e o Office 365 é uma plataforma específica para isso. A pessoa consegue criar documentos no World, Excel ou Power Point e compartilhar com uma pessoa ou um grupo de pessoas para que possam trabalhar em conjunto em um determinado documento”.

A ferramenta vem para facilitar as atividades acadêmicas, já que devido à pandemia de Covid-19, a UFS suspendeu suas atividades presenciais (aulas e outras atividades curriculares e extracurriculares presenciais) no Colégio de Aplicação (Codap) e nos cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu e lato sensu, por um período de quinze dias, visando conter a disseminação da doença.

Ainda de acordo com Andrés, essa ferramenta traz uma grande vantagem, principalmente nesse momento que estamos enfrentando um problema de locomoção. “É possível ter uma turma, onde o professor apresenta o conteúdo, mostrando vídeo ou compartilhando a tela e todos os alunos podem ver aquilo que está sendo produzido”.

Para a facilitar a adoção da ferramenta, a STI implantou o controlador de domínio e todos os usuários da UFS estão cadastrados (discente, docente ou técnico).

Como acessar

O acesso ao pacote, primeiramente, é feito pela solicitação de uma senha através do mudasenha.ufs.br. No caso dos alunos, a lacuna disponível para “Nome do usuário” deve ser preenchida com o número de matrícula do estudante. Uma vez com a senha em mãos, é preciso acessar portal.office.com. O e-mail utilizado deve seguir o modelo: nº de matrícula@office.ufs.br (alunos) ou usuário do SIGRH@office.ufs.br (servidores). A exceção é para aqueles que já têm acesso ao Active Directory (AD) em seu local de trabalho. Nesses casos, a senha de acesso ao pacote Office é a mesma.

Saiba mais sobre o Microsoft Teams no documento abaixo.