Campus de Itabaiana produz e entrega ao Município 450 kg de álcool gel

lcool itabaiana  2

O Campus de Itabaiana deve concluir nesta sexta-feira a entrega à Secretaria de Saúde do Município de 450 kg de álcool gel, produto indispensável no trabalho de combate ao coronavírus. Parte do material foi entregue ontem. Anteriormente, já tinham sido produzidos e entregues 670 litros de álcool 70% glicerinado.

A ação integrada entre professores, técnicos e alunos do Departamento de Química da UFS/Campus Itabaiana (DQCI), Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais (PPGCN) e Laboratório de Tecnologia e Monitoramento Ambiental (LTMA da UFS São Cristóvão), em parceria com a Prefeitura de Itabaiana, através da Secretaria da Saúde, contribui para melhorar o atendimento no Hospital Regional e nos postos da rede do município serrano.

“Pela primeira vez nossa equipe produziu o álcool gel. O carbopol foi doação de uma pesquisadora da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo) e a Prefeitura de Itabaiana nos forneceu o álcool absoluto”, informa o professor Silvânio Silvério Lopes da Costa, da Pós-graduação em Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da UFS, coordenador do LTMA.

Além dele, a equipe da UFS que produz o álcool gel no Campus de Itabaiana é formada pelos professores José Ronaldo Santos (DBCI), Valéria Barros (DQCI), Luciano Fraga (DQCI) e Renata Kaminski (DQCI), que tem duas alunas orientandas da pós-graduação também envolvidas, Bárbara Vasconcelos e Camila Lima.

Marcos Cardoso

Gabinete do Reitor