Todos os discentes do campus de Lagarto da Universidade Federal de Sergipe (UFS) que estão realizando estágio, ou estão já com a documentação acertada para o início foram vacinados. Até a última segunda-feira, 26, esse grupo contabilizava 80% de cobertura vacinal. Os 20% restantes foram vacinados nesta sexta-feira, 30, sendo 17 alunos de Fonoaudiologia, 12 de Nutrição, quatro de Terapia Ocupacional e dois de Odontologia.
O curso de Odontologia teve os dois primeiros alunos vacinados nesta sexta-feira. Como as atividades presenciais da Clínica Escola estão inativas em virtude da portaria Portarias Nº 241 de 17 de Março de 2020/GR e Nº 559 de 29 de Julho de 2020/GR, os estudantes do curso (à exceção dos vacinados de hoje) não estão realizando estágios e, portanto, serão incluídos em etapa posterior da vacinação.
Os primeiros estudantes de Odontologia vacinados foram Gustavo Almeida e Lorena Jesus. Gustavo pontuou que a vacinação é fundamental para saber que irá realizar os procedimentos de forma mais segura. "Como a universidade determinou que os alunos só podem fazer estágios após imunizados e eu tomei a vacina da AstraZeneca, irei iniciar minhas atividades em julho", observa. O discente vai estagiar na Prefeitura de Lagarto.
Gustavo também destacou a felicidade de ter sido pioneiro na imunização no curso de Odontologia. "Foi um grande passo para nosso curso", observa. Os colegas de Gustavo serão vacinados conforme o aumento da disponibilidade de doses e o retorno dos estágios. Conforme essa demanda vai surgindo, o campus solicita a vacinação à Secretaria de Saúde municipal, órgão responsável pela logística e aplicação de todas as vacinas na cidade de Lagarto.
Ana Laura Farias - campus de Lagarto
comunica@academico.ufs.br