Docente da UFS publica artigo sobre violências contra as mulheres na pandemia

Segundo Patrícia Rosalba, a pandemia evidenciou ainda mais o aumento das violências domésticas contra as mulheres. (foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

O artigo “Violências contra as mulheres na pandemia da Covid-19: uma análise de notícias, memes e vídeos” foi publicado na edição nº 5 deste ano da “Revista del Laboratorio Iberoamericano para el Estudio Sociohistórico de las Sexualidades (Relies)”, da Universidad Pablo Olavide (UPO), da Espanha.

O texto foi escrito pelos professores Patrícia Rosalba, do campus do Sertão e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFS, em parceria com Miriam Pillar Grossi, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e José Maria Valcuende del Río, da UPO. Participaram ainda as estudantes Luisa Maria Costa (formada em Relações Internacionais pela UFS e mestranda na UFPB) e Maria Luiza Vasconcelos (estudante de História da UFS).

Segundo Patrícia, a pandemia da covid evidenciou ainda mais o aumento das violências domésticas que acometem as mulheres. “Senti a necessidade de investigar como esse problema estava sendo tratado no Brasil e em outros países, bem como entender como as políticas públicas estavam atuando para a solução das demandas apresentadas”, diz.

Para o desenvolvimento do artigo, foram analisados, de março a junho de 2020, os materiais veiculados na imprensa e nas mídias sociais que expõem o debate sobre as violências contra as mulheres no Brasil. Examinaram-se ainda imagens representadas por memes e vídeos do Facebook, Twitter, Instagram e WhatsApp.

Patrícia conta que os principais resultados do artigo apontam para o aumento de casos de violências domésticas na pandemia; maior dificuldade por parte das mulheres em denunciar e procurar as instituições que combatem as violências, isto, sobretudo, pela necessidade de conviverem em espaços domésticos em confinamento com seus agressores; e necessidade de maior investimento em políticas públicas. Os memes e vídeos que circularam em grupos de WhatsApp evidenciam uma banalização das violências em forma de discursos e “brincadeiras”.

Patrícia Rosalba é líder do Xique-Xique: Grupo de Pesquisa sobre Gêneros e Sexualidades. Ela também é pesquisadora do “Laboratorio Iberoamericano para el Estudio Sociohistórico de las Sexualidades”, que edita a Relies.

“Trata-se de uma revista internacional especializada em pesquisas que discutem os temas gênero e sexualidade. A publicação em revistas indexadas internacionalmente é muito importante porque aponta para a inserção das nossas pesquisas e da nossa universidades em redes internacionais, possibilitando ampla divulgação dos dados”, afirma.

A Relies procura divulgar as pesquisas realizadas fundamentalmente no contexto ibérico e latino-americano.

Verônica Soares (bolsista)

Luiz Amaro (edição)