UFS avança em pesquisa sobre vacina contra Influenza e em testagem para covid-19

A Comissão Permanente de Acompanhamento de Projetos (CPAP) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão (Fapese) aprovou proposta para realização de ensaio clínico duplo-cego randomizado com controles ativos para avaliação de segurança, imunogenicidade e consistência de resposta imune por lotes da vacina Influenza tetravalente do Instituto Butantan.

Trata-se de um projeto de vacina contra Influenza tetravalente desenvolvido pelo Instituto Butantan com o apoio de universidades, incluindo a UFS. De acordo com o vice-reitor da UFS e presidente da Comissão, Rosalvo Ferreira, o projeto representa avanços importantes para a cobertura vacinal brasileira.

“De fato, esta é uma ação muito interessante na qual a universidade começa a desenvolver ensaios clínicos para vacinas contra Influenza envolvendo o Instituto Butantan, que é uma referência na produção de vacinas para o Brasil. Esta ação tem a participação de um grande conglomerado de universidades, abrangendo a UFS e incluindo os nossos pesquisadores”, afirma o vice-reitor.

Influenza

Em Sergipe, o projeto é coordenado pelo professor Ricardo Gurgel, do Departamento de Medicina da UFS. “Esse é um projeto da vacina de Influenza tetravalente desenvolvido pelo Instituto Butantan. Pela primeira vez uma instituição nacional lança uma vacina tetravalente contra a Influenza, com a vantagem de ter uma cobertura maior para as possíveis cepas que estejam circulando. A gente espera que o serviço público brasileiro, a partir da aprovação dessa vacina, possa fazer uso dela, que até o momento só está disponível na rede privada”, salienta o pesquisador.

Gurgel informa que, em Sergipe, o estudo será feito no município de Laranjeiras, onde já existe um centro de pesquisas. “Cerca de 500 a 600 pessoas serão acompanhadas para verificar a eficácia da vacina durante os próximos seis a oito meses. É um estudo de campo no qual vamos testar a eficácia dessa vacina em relação às que já existem, vamos testar a possível superioridade dela. Com isso, a gente espera ter um ótimo resultado e que ela possa substituir as vacinas que já existem no mercado”, declara o professor.

Testagem

Foto: Schirlene Reis/Ascom UFS

Além da pesquisa sobre a vacina Influenza, a CPAP tratou sobre o subprojeto ‘Coalizão Covid-19: soroprevalência da população de vulneráveis do Projeto Tô com a UFS’, viabilizado por meio de Termo de Cooperação entre UFS, Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe (Fapese), Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Trabalho (MPT) e Ministério Público de Sergipe (MPSE).

Liderado pelo professor Lysandro Borges, do Departamento de Farmácia, o subprojeto tem como foco a testagem na população mais vulnerável à covid-19. “Esse é um projeto que estamos dando continuidade por meio de uma interação entre os Ministérios Públicos do Trabalho Estadual e Federal desde 2020, quando recebemos uma verba para compra de material para testagem de covid-19”, pontua o professor.

De acordo com ele, já foram realizados mais de cem mil testes em 74 municípios sergipanos. “Atuamos em presídios, com profissionais de saúde e segurança pública, população quilombola, moradores de rua e asilos. Seguimos testando em massa nos municípios com maior número de casos confirmados, maior e taxa de mortalidade e de internação hospitalar”, detalha Lysandro.

O subprojeto foi incluído pela CPAP em outros que já estão em andamento, a exemplo do mapeamento das áreas mais vulneráveis e com maior incidência do contágio pela covid-19 para planejar o retorno às aulas em escolas na região metropolitana de Aracaju; da aplicação de Luz UVC para desinfecção de ambientes; da produção de álcool em gel na Universidade Federal de Sergipe e da Câmara de Desinfecção. Todos esses subprojetos foram previamente analisados e aprovados pelos órgãos conveniados.

Andreza Azevedo

comunica@academico.ufs.br